Tá tudo muito ruim???

Pelo que se nota nos meios de comunicação, pelo menos em aparência a coisa tá ruim demais no mundo todo. Procuro e não acho boas noticias, pelo menos não tão destacadas quanto as noticias ruins. Telejornais, tanto locais quanto de alcance nacional, são iniciados com as tradicionais “quadrilha estoura mais um monte de caixas eletrônicos”, ou “Polícia Federal prende mais 999 em mais uma operação contra a corrupção”, e mais uma meia tonelada diária de noticias no mesmo estilo. Entendo perfeitamente que o papel da imprensa, em qualquer de suas formas, é noticiar o que está acontecendo para o cidadão conseguir perceber como anda o mundo à sua volta. Ficar mais prevenido, não dar bobeira em sinais de trânsito, não sair na rua contando dinheiro depois de sacar no banco, não deixar a carteira lotada (normalmente de papéis) dando sopa no bolso traseiro da calça, não sair na rua falando no celular e muito menos atravessar a rua com ele no ouvido, não dirigir escrevendo ou lendo mensagens no celular ou falando no mesmo, etc. 

downloadTambém consegue-se perceber que o cidadão, de modo geral, não colabora diminuindo os riscos de os problemas aparecerem. Faz tudo ao contrário: sai na rua com dinheiro na mão, larga a carteira em cima do balcão com os cartões à vista, deixa bolsa visivel dentro do carro, dirige bêbado achando que está muito bem e que é o foda no volante, ultrapassa em locais proibidos, joga lixo nas ruas, e vamos por ai afora. E quando acontece alguma coisa, reclama: não temos policiamento, as estradas são péssimas (e são mesmo), não tem sinalização, muito buraco, etc. Já até li um artigo interessante de um jurista, dizendo que copiamos nossas leis lá de fora, mas que aqui elas deveriam ser ao contrário… sinal verde deveria indicar parada, e o vermelho indicar que é para seguir adiante, permitir estacionamento em local proibido, multa para quem respeitar a faixa de pedestre, isso só para falar do trânsito. Será que daria certo? Também já li em outro local, que o prazer do cidadão é desafiar o poder do estado, seja lá como for: estacionar errado, dificultar as ações públicas, contribuir para que os serviços funcionem mal, etc. 

Mas, será que não tem nada de bom acontecendo neste nosso planeta, que possa ser noticiado para ajudar a melhorar nosso astral? Nenhuma iniciativa positiva digna de ser noticiada? Nenhuma empresa ou empresário preocupado com o planeta e sustentabilidade? Nenhum Robin Hood? Pessoas ou grupos de pessoas dedicando tempo e esforço para melhorar alguma coisa nesse mundo? Nenhum bom indicador no Brasil que possa ser divulgado? Nosso governo não toma decisões acertadas? Ou pelo menos as análises das decisões não poderiam mostrar o lado positivo, ao invés de mostrar apenas o lado ruim que muitas vezes é irrisório na decisão? Nenhuma inovação por aqui? Só temos funcionários públicos corruptos, ou são apenas uns raros  que se envolvem em falcatruas? Porque não enaltecemos os bons funcionários acima dos corruptos?

Eu acho, sinceramente, que estamos precisando de uma mudança na cultura, para ajudar a melhorar nossa autoestima. Tanta ênfase em notícia ruim acaba criando um ciclo vicioso, negativo, na cabeça do cidadão, que passa a enxergar tudo como negativo depois de algum tempo. Até mesmo o que é bom  passa a ser visto com desconfiança, as pessoas nem acreditam mais em elogios, ficam sempre achando que tem alguma sacanagem escondida nele. Uma visão positiva do mundo certamente mudará nossas ações como seres humanos, aumentando nossa felicidade. E todos nós podemos e temos que contribuir para que isso aconteça.

Feliz 2013 a todos que conseguiram chegar até aqui na leitura desta última postagem de 2012.  

 (este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Reflexões, Social
2 comentários em “Tá tudo muito ruim???
  1. Paulo Sales disse:

    Verdade, uma professora minha do Ensino Fundamental já dizia isso: “Nos jornais a maioria das notícias são sobre coisas ruins, mas não deveria ser assim, pois muitas coisas boas acontecem e merecem ser noticiadas.”
    Entendi seu ponto de vista Zé e concordo. As pessoas acabam ficando “negativas” e tudo parece muito ruim, mas na verdade é tudo um ciclo vicioso negativo que elas criam. Mas não está tudo muito ruim assim rs.
    Abraço.

  2. Juninho disse:

    Falou tudo zé.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: