Padrões: o vôo coordenado dos pássaros

Ainda na leitura do livro This explains everything, comentado em postagem anterior, alguns textos chamam atenção pela beleza e generalidade do padrão unificador apresentado e discutido rapidamente. Um deles foi apresentado por John Naughton, colunista no jornal inglês The Guardian, sobre o comportamento sincronizado de pássaros voando em bando (Flocking behavior in birds).

imagesbirdsQuais as regras que fazem com que os pássaros voem em bando exibindo um padrão de sincronia que resulta em um verdadeiro balé? Como por exemplo o mostrado neste vídeo? O estudo e o entendimento dessas regras de comportamento tem enorme interesse, porque podem ser usadas em modelos de simulação que reproduzam o movimento, e dai serem estendidos a outros domínios, como por exemplo o movimento de bactérias, de multidões, etc.

As regras são simples e poucas, daí a beleza do padrão: 1-Separação: não amontoe em cima de seus vizinhos; 2-Alinhamento: mantenha o rumo da média dos seus vizinhos; 3-Coesão: mantenha-se em uma posição média que não afaste você de seus vizinhos.  Claro, isso está escrito ai em linguagem comum, e ficam dúvidas: como é que cada pássaro vai saber que está na distância média dos outros? e o rumo? como é feito o comando do bando, qual pássaro ou grupo de pássaros direciona? Talvez os pássaros usem medidas como por exemplo “uma asa tocando a do vizinho”, ou então a sensação de calor gerado pela proximidade com o vizinho, etc.

Como não sou Biólogo ou Ornitólogo, dificil saber todas as explicações, e nem acho que interessam muito para esta postagem. O que interessa mais aqui é falar sobre o padrão, para que percebam que estamos cercados por padrões que seguimos sem saber e sem sentir, já fazem parte do cotidiano. Como os pássaros, como os gafanhotos (o padrão de movimento deles é até engraçado), de gado, de animais selvagens, e do próprio universo onde estamos inseridos. E que vemos se repetir na Computação, na organização das linhas de código, nos padrões de projeto, nos padrões de repetição de erros em programas, etc.

Para saber mais, recomendo a leitura do verbete na Wikipedia, e um artigo mais técnico sobre o assunto aqui (não sei avaliar se o artigo é bom, pelo menos me pareceu interessante).

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Jersey City, NJ)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Arte, Emergência, Reflexões
Um comentário em “Padrões: o vôo coordenado dos pássaros
  1. Flvio Oliveira de Sousa disse:

    Legal o post…os SMA reativos so inspirados em situaes como essa de bandos, cardumes e colmias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: