Wifi Range Extender

Há um bom tempo estou tentando resolver um problema com a rede wifi em casa, que acredito seja o mesmo com a maioria de nós: o sinal wifi vai enfraquecendo na medida em que a gente se afasta do roteador, até ficar impossível usar qualquer equipamento decentemente. E normalmente isso acontece nos locais onde a gente acha que precisa mais do sinal, por exemplo no quarto de dormir. Há duas soluções possiveis: comprar um roteador muito mais potente, que hoje custa aqui no Brasil uns 600 reais e que talvez não resolva o problema dependendo do local onde ficar instalado, ou comprar um replicador de sinal, ou range extender (já vi chamarem também de access point). Claro, também a gente pode mudar o roteador principal de lugar, mas fatalmente resolve um problema e cria outro, é que nem aqueles cobertores peleja: cobre a cabeça, descobre os pés, e vice-versa.

WN3000RP-Product-Image-Large18-17217A solução com o replicador de sinal existe aqui, tem da TPLink por exemplo, é apenas um dispositivo que capta o sinal wifi da sua rede, e o roteia amplificado daquele ponto em diante, atribuindo endereços IP a cada dispositivo como se estivessemos pendurados no roteador principal. Precisa de algum setup, mas é simples, e o equipamento não é caro. Mas, como eu ia viajar para fora do pais, não comprei nada por aqui, e fui pesquisar lá fora um equipamento deste tipo. Entrei na BestBuy e… fiquei mais perdido que cachorro quando cai de mudança: um monte de marcas, de tipos, de especificações, até piorou a situação momentaneamente. Fui na Amazon.com, olhei também lá, fui lendo as especificações (logo eu que não gosto muito de entender das baixarias…), e finalmente resolvi a compra.

Comprei esse equipamento ai da foto, da Netgear, o Netgear Universal WN3000RP Wi-Fi Range Extender (link para a Netgear). A marca é conhecida e elogiada pela qualidade, o preço razoável e equivalente aos existentes aqui no Brasil. Mas, vi uma enorme vantagem neste ai, que é o fato de não ter fiação e fonte de alimentação externas, o que seria  mais um estorvo para quem já tem tantos fios e cabos espalhados. Esse ai já tem os pinos da tomada, e vai direto nela. Outra enorme vantagem: o setup dele é uma baba de fácil. São apenas três instruções: plugar na tomada, ligar o botão de liga-desliga, chegar junto dele com um notebook ou desktop com um browser aberto, a tela de setup já aparece direto no browser. São apenas três informações: o nome da rede (se ela for escondida como a minha aqui de casa), o tipo de segurança, e a senha da rede. Pimba, nada mais, daí a uns dois minutos, está roteando forte e cobrindo a área desfavorecida.

Fica a dica…

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: