Soluções caseiras: como salvar sapato esportivo

Fui aplicar minha solução caseira para salvar mais um par de tênis da destruição precoce, e me lembrei de que poderia colocar a dica aqui no blog. Afinal, pelo que converso com as pessoas, quase todo mundo tem o mesmo problema com calçados esportivos. Já repararam que os tênis costumam ter um desgaste muito grande no contraforte, parte interna, que apóia o calcanhar e nas laterais próximas dele? os tênis acabam ficando inúteis e impossíveis de usar depois de pouco tempo, machucam muito, e têm que ser substituídos ainda sem desgaste, com amortecimento e sola quase intactos.

IMG_20140914_113759Inicialmente eu achava que era apenas questão de qualidade do material, afinal como professor universitário brasileiro, eu não tinha tanta grana assim para comprar os tênis top de linha, que possivelmente não iam desgastar tanto. Mas era engano meu, acontece com tênis de qualquer nível de preço, até com meus Asics Nimbus que eu achava imunes. Botei a cabeça prá funcionar, e achei uma primeira solução simples. Usava couro sintético, cortava um círculo pequeno, e colava no local de desgaste ao primeiro sinal de que a coisa ia piorar. Colava usando cola de sapateiro mesmo, destas em bisnagas, e a coisa funcionava. A cola não tem lá essas qualidades, com pouco tempo e suor, o remendo soltava e precisava de manutenção.

Mais adiante, refinei a solução, e passei a usar a famosa Silver Tape (ou Duct Tape), lançadas originalmente pela 3M e que são usadas no mundo todo para consertar qualquer coisa, desde prancha de surf  até mangueiras de refrigeração de motor de carro. Existem várias marcas no mercado, algumas não aguentaram essa minha solução, passei a usar somente as da 3M, custam mais caro mas resolvem muito bem, e elas têm um reforço de fios de nylon na própria fita, muito mais resistentes. Vejam na foto que ilustra a postagem, um exemplo de solução que acabei de aplicar no meu tênis seminovo. Corto um círculo de tamanho adequado, e colo em cima da parte onde o desgaste está começando. E funciona redondo, não descola, apenas recomento cuidado quando forem calçar o tênis, para evitar que o remendo agarre na meia e comece a desgastar.

Simples, barato, funciona, eu mais que comprovei a solução, usada em  todos os meus pares de tênis. Com raros eu não tive que fazer isso, mas na verdade só me lembro de um Reebok que eu usava para jogar tênis, que nunca apresentou esse problema. Será que essa postagem vai desagradar aos fabricantes de tênis? Talvez o problema seja conhecido e intencional, para provocar novas compras em pouco tempo. Será?

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Social
Um comentário em “Soluções caseiras: como salvar sapato esportivo
  1. Cris disse:

    Boa zé, fácil e prático, já perde muitos calçados assim.

Deixe uma resposta

