Rocketbook: o caderno digital (caderno notebook)

A substituição de tecnologias é um processo complicado, no meu entendimento, pelo menos nas transições. Das mais recentes que enfrentei, a mudança, ainda em curso, do livro impresso em papel para o livro em formato eletrônico, não foi tranquila e acho que ainda não aconteceu completamente para a minha geração. Os livros impressos em papel ainda estão ai, em grande quantidade, e ninguém nega que ler em livro de verdade, rabiscar, anotar, é sempre um grande prazer, apesar de os leitores digitais permitirem a mesma coisa, sem ocuparem espaço de uma biblioteca física. Tenho meu inseparável Kindle que uso muito, mas vez por outra me vem uma recaída e tenho que ler um livro em papel.

20150303112959-rocketboard_IND_graphic_erasablebook_finalFazendo minha rodada de leituras sobre tecnologia recentemente, topei com o caderno digital. Que não seria tanta novidade assim, pois já tivemos avanços nessa área, que não pegaram totalmente, como por exemplo a caneta LiveScribe, que foi um enorme avanço na manutenção dos cadernos e blocos de anotação em papel, segurando um pouco a migração total para os notebooks, tablets ou phablets. Mas ai me aparece o incrivel Rocketbook, associando o melhor dos dois mundos: o bom e antigo caderno de papel, associado com armazenamento em nuvens e possibilidade de apagar todo o caderno utilizando o que? o microondas! Isso mesmo: um caderno espiral com  8 1/2 x 11 polegadas, com botões de comandos no pé de cada página. Se for usada uma caneta com tinta especial, uma Pilot FriXion, que permite o apagamento perfeito com calor, obtido da fricção usando o topo do botão de acionamento da caneta. Ou, se o caderno estiver completo, levando-o ao microondas e apagando por inteiro.

Como é que o conteúdo vai para as nuvens? Usando os sete botões ou ícones de comando no pé da página, você pode marcar e escolher onde o texto da página vai ser salvo. Através de um app do Rocketbook instalado no seu smartphone, basta ativá-lo e focar em cima de duas páginas do notebook de cada vez (caderno aberto), as páginas são automaticamente capturadas e carregadas em nuvens, nos locais designados pelas marcas nos ícones do pé de página.

Bom, mas esperem, esse é  um projeto financiado pelo site de crowdfunding Indiegogo, que conseguiu levantar US$445.000,00 em 25 dias, muito mais do que os US$20.000,00 pedidos inicialmente pelos inovadores donos da ideia. Estará no mercado estadunidense em Julho/2015 na versão iOS, e em Agosto/2015 na versão Android. E eu acho que vai emplacar, pois não tem nada pior que ir para uma reunião ou assistir a uma aula utilizando um incômodo tablet ou notebook  para fazer anotações. Tem coisa pior do que escrever muito tempo em um tablet? Prefiro o velho e bom caderno, não tem comparação.

Artigo original da CNET pode ser acessado aqui. A imagem ilustrativa foi extraída do site do Indiegogo, citado acima.  

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Economia, Inovação, Tecnologia
2 comentários em “Rocketbook: o caderno digital (caderno notebook)
  1. daniellainacio disse:

    Simplesmente amei. E assim que souber novidades, por favor, nos atualize.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: