Corrupção, doença universal

imagesClaro que o assunto “corrupção” incomoda muito. É um mal mundial, que derruba governos, empobrece países, afeta a autoestima da população, piora serviços públicos essenciais, e por aí vamos. Socialmente falando, é uma enorme distorção de comportamento, que vai se alastrando e com o tempo, passa a ser visto como comportamento normal, e aí até as novas gerações vão ser contaminadas. Lendo uma entrevista publicada na revista Exame (1/abril/2015), “Corrupção é falência moral”, com o filósofo Michael Sandel da Universidade de Harvard, uma pergunta e sua resposta me chamaram mais atenção, transcrevo a seguir.

“P: O que o senhor quer dizer quando fala em virtudes cívicas? R: São cidadãos com atitudes e hábitos que tenham como meta o bem comum. Mesmo quando estamos dentro do carro, tremendamente atrasados e vemos que não há câmeras vigiando no semáforo, obedecemos ao sinal vermelho. Mesmo quando o poder de fiscalização do Fisco é falho, pagamos todos os impostos. Mesmo quando parece não haver alternativa, nos recusamos a dar ou a receber propinas. Em resumo, não negociamos o valor da honestidade e do respeito mútuo. Por quê? Porque esses valores são parte constitutiva do que somos. É nosso caráter. É nossa visão de democracia. O combate à corrupção envolve a aplicação das leis e também uma transformação cultural. A ideia de que sempre se deve tirar vantagem do sistema precisa ser fortemente combatida. A corrupção não é apenas um caso de lei. É de atitude diária.”

Em um texto curto, acho que o entrevistado falou tudo, com sobra, dispensa comentários. O paradoxo é que até quem pratica a corrupção concorda plenamente, e acha que seu comportamento é exatamente o descrito, um exemplo social. Ou vocês acham que algum dos implicados no que está ocorrendo no momento no Brasil e no mundo afora se acha desonesto ou corrupto? Nunca, vão sempre achar uma “justificativa” para o que fazem ou fizeram, sem atentar para o fato de que estamos falando de conceitos sociais absolutos, que não admitem justificativas ou explicações. O comportamento socialmente aceitável é apenas um, descrito no trecho da entrevista acima.

Os comentários que leio de que “corrupção é endêmica no Brasil e faz parte da nossa cultura de querer levar vantagem em tudo” não são verdadeiros e não fazem justiça a nós brasileiros. Não somos um povo corrupto, de forma alguma, pelo contrário, somos um povo honesto e trabalhador. Corrupção é um mal que assola o mundo todo, começando pelo primeiro mundo. Tanto é que a OECD –  The Organization for Economic Co-operation and Development (Brasil faz parte) trata do assunto extensivamente, vejam no site específico da organização. Os princípios e controles padronizados pela OECD são aceitos e utilizados nos países-membro da organização, que aos poucos vão conseguindo avançar no combate à corrupção.

As iniciativas da OECD atacam o problema institucional, estabelecendo padrões de transparência, processos transparentes, controles específicos que permitem perceber que algo está indo errado. Mas o problema maior está na outra ponta, na formação da sociedade, na educação do povo, nos valores passados antes de mais nada pela família e em seguida, pela escola. É aí que a sociedade como um todo pode atuar, e todos podemos ajudar.

Esta postagem curta é apenas um desabafo meu, cidadão, sobre o momento atual brasileiro, com o que está sendo revelado pelas investigações das polícias e do MP.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , , , ,
Publicado em Economia, Educação, Reflexões, ZeRaivoso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: