Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação

Em 2013, via o site de crowdfunding  Catarse,  resolvi me iniciar no ramo de ajudar no financiamento de projetos inovadores. Na época, selecionei o Polyteck que me pareceu um projeto muito interessante, capaz de ajudar a fazer a diferença. Infelizmente, a meta de financiamento não foi atingida no prazo, e fiquei com o valor investido disponível ou para receber de volta, ou para investir em outro projeto.

cover3Fui novamente para a lista de projetos do Catarse, analisei com calma, e resolvi apoiar o projeto do Caio Dib, o Caindo no Brasil. A proposta do projeto, que pode ser totalmente vista no sítio, foi a de conhecer de perto iniciativas que estavam fazendo a diferença na prática educativa dos atores educacionais envolvidos. Como? viajando pelo país, para locais selecionados, com esse objetivo em mente, sem escolhas prévias de quais iniciativas visitar. Segundo o autor, “Saí de São Paulo com a missão de ter esse duplo olhar para, na verdade, entender um ponto mais amplo. Assim como Paulo Freire e diversos outros educadores, acredito que é preciso conhecer a realidade local para compreender os processos educativos que são tidos. E não é possível conhecer a realidade sem olhar para a Educação daquela sociedade. No final, foram 58 cidades visitadas em 12 Estados e Distrito Federal. Percorri mais de 17 mil quilômetros por terra em cerca de 283 horas de transporte, quase todas em ônibus. Conheci 30 práticas educacionais inspiradoras nestes cinco meses e meio de viagem e centenas de histórias incríveis sobre as mais diversas realidades sociais e educacionais.”

O autor manteve contato com todos os financiadores, informando do andamento do projeto. Em setembro de 2014, recebi o livro autografado pelo autor. Foi para o final da longa fila de espera das leituras, e finalmente chegou a vez dele. Agradou demais, leitura fácil, muito bem escrito, relatos emocionantes e interessantes de abnegação e esforço pessoal de uma legião de desconhecidos, empenhados em provocar mudanças nesse nosso imenso e desamparado país. Iniciativas que possivelmente se aplicam somente àquela realidade onde estão inseridos, o que não impede de serem tomadas como exemplo para adaptação a outras realidades. É uma comprovação prática de alguns modelos teóricos de educação inclusiva, construcionismo, Piaget e vários outros. Ajudando a formar cidadãos mais conscientes das nossas mazelas sociais, com uma visão de futuro social e colaborativo,  e não apenas baseada em economia e consumo. Cidadãos esses que se transformam em replicadores da experiência, alguns indo para a universidade e depois voltando para ajudar na escola de origem.  E o livro relata apenas poucos casos, muitos outros certamente existem, impossivel visitar e relatar todos eles.

Sobre o livro,  segundo o autor: “Este livro foi escrito justamente para compartilhar o que descobri e aprendi nessa rica viagem pelo Brasil. Conheci as escolas com olhar de jornalista e com uma base de estudos na área de Educação, que me auxiliou muito nas análises das práticas visitadas. As vivências que fazia nas escolas e projetos, e as conversas com as pessoas durante o projeto foram realizadas de maneira natural, sem uma rigidez metodológica e acadêmica.” 

Nota: o projeto Polyteck foi concluído sem o financiamento via Catarse, pelo esforço dos organizadores, que venderam bens para tocar adiante, e hoje já está com um ano de existência, cumprindo sua proposta.  

 

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Economia, Educação, Livros, Social

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: