Preço dinâmico

Já perceberam como os preços de alguns ítens em lojas virtuais mudam rapidamente? Sobem, descem, estabilizam por alguns poucos dias, depois voltam a oscilar. Comprar em loja virtual hoje é um exercício de paciência, tem que ir acompanhando os preços e quando chegar num ponto que acharmos razoável, ai fechamos a compra. Normalmente isso acontece com eletrônicos, que têm uma procura muito grande, principalmente em algumas épocas do ano. Mas acontece também com o preço de passagens aéreas (vejam o Google Flights), reservas em hotéis, aluguel de carros para turismo, pacotes de viagem. É comum entrar em um avião para viajar tendo pago um valor X por sua passagem, e seu vizinho do lado ter pago 1/3 disto em uma oferta, e o do outro lado ter pago o dobro do que você pagou. Por aqui, temos até alguns serviços que nos avisam quando ocorre mudança de preço, com alguma liberdade para o usuário determinar a faixa de preço que deseja.

file4381234717787Nos EUA, a empresa TrueCar  presta esse serviço em um mercado forte e complexo, que é o do varejo de de automóveis em geral.  Essa empresa tem uma tecnologia proprietária que ajusta as metas dos três principais atores na compra de automóveis: o fabricante, o revendedor e o comprador/cliente, calculando um preço que seja aceitável para as partes e ajustando tudo dentro das faixas de ganho de cada um. Acontece com frequência de dois ou mais compradores entrarem na mesma revenda, no mesmo dia, comprarem exatamente o mesmo carro, e pagar preços com diferenças de até 30%, com pesquisa de preço feita no site da TrueCar. No caso de automóveis, essas diferenças são muito significativas porque carros são caros, têm impacto no orçamento das famílias, e uma diferença deste nível pode significar boa quantidade de dinheiro economizado.

O “fenômeno” se assim pode ser chamado, é o preço dinâmico: preço que varia de acordo com a aplicação de um algoritmo em seu cálculo, que leva em conta vários fatores na composição do preço. No caso da TrueCar, o volume de dados a serem processados é muito grande, exigindo processamento paralelo e muita memória para possibilitar esse processamento. O sistema deles compara necessidades dos clientes com a disponibilidade em estoque das revendas, leva em consideração o preço pago por outros clientes para o mesmo modelo de carro, condição dos veículos, demanda por modelos específicos, histórico para cada caso e centenas de outros dados e indicadores. O preço é calculado continuamente podendo variar até algumas vezes no mesmo dia.  O processamento também exige máquinas poderosas, dado o volume de dados a serem considerados nos cálculos. O resultado é que mais de 2% de todas as vendas de veículos nos EUA  acontecem via o sistema da TrueCar. Isso não é pouca coisa, o total de carros vendidos por lá em 2013 foi de 15,6 milhões!

As técnicas utilizadas são todas baseadas em soluções da área de big data: processamento distribuído, Hadoop (HDFS), MapReduce originada no Google, muita estatística e máquinas poderosas. Claro, a equipe que faz o milagre acontecer é formada por profissionais com sólida formação não apenas em computação, mas também em Estatística, Matemática, etc., vejam postagem sobre o assunto aqui no blog. A área é muito nova, e cheia de oportunidades para startups e inovadores, equipe com muita bagagem de conhecimento, e capital para investir na infraestrutura necessária.

(base para esta postagem foi o artigo What´s the price now?, Mark Broderick, CACM April 2015, page 21)

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

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Publicado em Economia, Empreendedorismo, Social, Tecnologia

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