Tecnologia exige modernização

Acessando o internet banking do Banco do Brasil ontem pela manhã, como faço regularmente, de repente aparece um aviso de nova atualização do Firefox, no meio da sessão. Imediatamente, o sistema do banco endoidou e interpretou como acesso novo, pediu para entrar com o novo código de liberação enviado para o celular. Já acendeu a luzinha: vai dar merda, não tem dúvida. Entrei com o código enviado, em seguida outra mensagem: suas senhas de internet banking estão bloqueadas, idem as de acesso por telefone, favor comparecer à sua agência.

Bom, até que nada a reclamar da segurança do sistema do banco, afinal poderia ser também uma tentativa de invasão da minha sessão de uso, com roubo de senhas e outras sacanagens que podem acontecer. O sistema bloqueou as senhas corretamente, como já aconteceu em outras ocasiões, por razões semelhantes. Alguma coisa acontece no computador que interfere na sessão de uso, o sistema de segurança detecta e bloqueia o acesso daí em diante, protegendo o cliente e o banco. Até ai, aplauso para o sistema do banco.

Mas, ai vem a segunda parte: tenho que ir lá na agência onde tenho conta, em Viçosa-MG, e fazer o desbloqueio com o gerente responsável pela minha conta. E fiquei imaginando se um cliente do banco estiver viajando, por exemplo para fora do país, e fazendo uma transferência de dólares ou euros para o cartão VTM (Visa Travel Money), e de repente acontece a mesma coisa. A sessão vai cair, a senha vai ser bloqueada, e o infeliz tem que vir cá na agência dele, para resolver? Pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento, viajando ou não, e eu acho que isso é inaceitável.

Há várias maneiras de resolver a questão remotamente, nem vou entrar nessa questão. Bastaria comunicar com o gerente da conta, entrar em algum procedimento de identificação, e o próprio gerente poderia resolver sem problemas, restabelecendo o acesso. Ou então poderia ser resolvido no próprio terminal ATM, com algum procedimento de identificação. O uso da tecnologia, que é uma modernização, exige também a atualização de procedimentos e processos internos. De nada adianta ter uma tecnologia do século XXI, acesso por smartphone, tablet ou telefone e até por computador convencional (esses já são quase peças de museu), quando o final do processo deságua em ter que comparecer à agência da sua conta, para resolver pessoalmente. Pior ainda:os bancos estão em greve, não é possivel ter acesso à agência. Será que todos os bancos adotam o mesmo procedimento?

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Belo Horizonte, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Economia, Inovação, Tecnologia, ZeRaivoso
4 comentários em “Tecnologia exige modernização
  1. Segurança para os bancos é sempre um problema, e é até difícil contra argumentar quando eles exageram.
    O que me incomoda é que eu uso linux no pc, e tenho um windows phone. Desisti de usar no pc devido ao stress sempre que instalo uma nova distro do linux. E no windows phone o app do banco do brasil parou de abrir, e os outros ocasionalmente ficam fora do ar.
    Não é algo que me irrita muito hoje em dia, mas é também porque tem tempo que não me vejo em uma situação de urgência para usar o banco.

    • mas é infernal, Henrique. o sistema do BB é muito sensível e pouco seletivo, tudo o que ele deteta é malware, e parece que a única ação do sistema é bloquear e passar o problema para o cliente resolver pessoalmente. Não tem o menor sentido. abraço

  2. Ivo Santiago disse:

    Zé, se eu fosse contar aqui as desventuras que já tive com bancos terminaria escrevendo um livro! Indo muito direto ao ponto encontrei 2 soluções pro meu problema (que era bem parecido com o seu):

    1) Nubank
    2) Cartão Petrobrás + cartão saraiva(isso não é uma propaganda. Você vai entender).

    Sobre o Nubank acho que nem preciso falar muito. Eu uso tem bastante tempo e o serviço sempre foi excelente! É incrível que os bancos ainda não consigam entregar um produto tão bom para seus clientes usando tecnologia. Estaríamos vivendo mais um “Blockbuster vs Netflix”? Talvez… O único ponto negativo fica na falta de programas de pontos.

    O cartão petrobrás e o saraiva foram 2 opções gratuítas (0 de anuidade), internacionais e que me permitiram renegociar meu cartão do Banco do Brasil e ficar livre das tarifas! Sei que esse não é o foco do post mas é bem importante ter outras opções e não ficar preso num sistema caro e ruim.

    Sobre o risco de estar fora e ter o cartão bloqueado vale lembrar um causo que aconteceu comigo e me fez adotar o Nubank o quanto antes: (long story short) Precisava recarregar meu cartão e isso só podia ser feito por telefone NO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BRASIL! Foi um dia de bastante aperto e que aprendi que realmente tem muito espaço pra melhorar nessa área de bancos. O que será que da pra fazer pra ter um serviço melhor?

Deixe uma resposta

