Ciência de dados

Em 2013, escrevi aqui uma postagem sobre o cientista ou analista de dados, mais um ramo das carreiras em computação que estava despontando. Muito aconteceu nesse longo período de quase três anos, a área evoluiu, a necessidade de mercado aumentou, a procura por profissionais qualificados seguiu a tendência e hoje algumas universidades ao redor do mundo estão introduzindo disciplinas relacionadas com o assunto tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Em alguns cursos, o tema ciência de dados (data sciences) está sendo introduzido na graduação como tópico em disciplina já existente. Outros introduzem disciplinas específicas sobre o tema, incorporando também disciplinas fundamentais da área de estatística sem as quais é impossível fazer qualquer análise útil de dados. E finalmente alguns cursos estão se reinventando e se transformando em curso de graduação em ciência de dados. Os exemplos são muitos, vejam o artigo citado no fim desta postagem com alguns deles. Em particular: -a  University of Albany  foi mais ousada,  fundou uma nova escola de engenharia e ciências aplicadas e um instituto dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de análise avançada de dados; -a Drake University  tem um foco mais de mercado  criando um programa envolvendo departamentos de Administração (college of business) e de Artes e Ciências (college of arts and sciences), permitindo que alunos de graduação se formem em qualquer deles com ênfase em ciência de dados; -a  University of Texas substituiu seu programa de mestrado em tecnologia da informação e ciências da decisão (decision sciences), por um programa único e mais moderno de mestrado em business analytics (ciência de dados aplicada a negócios).

Os níveis salariais no mercado estadunidense são promissores (em mil dólares ano): -Analista de Dados nível de entrada, entre 50 e 75, nível experiente de 65 a 110; -Cientista de dados entre 85 e 170, só para termos alguma referência. Para os níveis gerenciais na área o salário pode alcançar 240, o que é considerado um salário alto no mercado estadunidense (e ainda tem plano de saúde e outras vantagens incluídas).

Não considero que seja mais uma onda passageira. É mais um ramo de conhecimento multidisciplinar que se expande, atrai profissionais qualificados, provoca mudanças em currículos e em orientação de carreira tanto para quem já está no mercado, quanto para quem está na graduação. Se a área interessa a você mas seu curso de graduação não oferece ainda disciplinas ou temas relacionados, o melhor é você se virar sozinho, aprendendo os conceitos da área, as técnicas e métodos, ferramentas mais usadas, cursos online, etc. Essencial também é cursar algumas disciplinas nos fundamentos, como por exemplo as da área de estatística que são indispensáveis  para conduzir as análises de dados e extrair informações valiosas a partir delas. As matemáticas serão sempre bem-vindas e necessárias, tirando você da sua zona de conforto. Elas não são o terror dos estudantes de graduação?

Artigo inspirador sobre as iniciativas das universidades, vejam aqui.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Belo Horizonte, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Carreira, Economia, Educação
2 comentários em “Ciência de dados
  1. Professor, vi esse post e coincidiu que comecei a fazer um MOOC (Massive Online Open Course) na plataforma Coursera. Na verdade o curso é uma especialização de 9 meses oferecido pela Johns Hopkins University em inglês e que aborda todas as etapas do Data Science, inclusive a estatística.

    Link do curso: https://www.coursera.org/specializations/jhu-data-science

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: