CSF acabou, e agora?

Com o fim inesperado do programa CSF  – Ciência sem Fronteiras, muitos jovens viram seus sonhos, ou parte deles, interrompidos talvez definitivamente. Escrevi o que penso sobre o CSF aqui, e não mudei de opinião. É um programa necessário e indispensável, que mostrará seus impactos positivos em alguns anos, quando os alunos beneficiados até agora chegarem ao mercado de trabalho. Claro, precisava correções, acertos, avaliações de objetivos, seleção mais rigorosa, etc. Como de resto, qualquer programa financiado com dinheiro público (o CSF foi parcialmente financiado pela iniciativa privada,  uma parceria). Não é assim com as bolsas de pesquisa, de iniciação científica, de mestrado, de doutorado, de pós-doutorado e etc.? Regras infernais para entrar, regras infernais para sair, e regras mais infernais ainda para se manter vivo dentro do programa. Uma pena ter sido encerrado.

Mas e agora, como é que você vai continuar perseguindo o seu sonho? Felizmente, não é o fim do mundo, e programas de intercâmbio existem há tempos, há oportunidades e possibilidades fora do CSF. Vários ex-alunos meus saíram para passar um ano fora estudando em outras universidades, trabalhando em tempo parcial e estudando inglês ou outra língua, tiveram a mesma oportunidade e adquiriram o mesmo conhecimento. Esses programas continuam ativos, uma busca rápida usando “programa de intercâmbio” como frase de busca no Google que sabe tudo, e vão aparecer várias indicações. Eu não saberia dizer qual programa de intercâmbio é bom ou ruim, mas isso é fácil descobrir, novamente recorram ao santo Google, tem que gastar um tempo nisso para ter segurança. Normalmente esses programas exigem um investimento financeiro, para compra de passagens de ida e volta, seguros, estadia em alguns casos. O que significa necessidade de planejar tudo com muita antecedência, juntar a graninha suada, focar em aprender inglês ou outra língua. Mas não tem novidade nisso, para viver a vida temos que fazer sacrifícios diários, não apenas financeiros. Sonhos exigem dedicação, foco, perseverança e resiliência (não poderia faltar!). Tenho várias histórias que poderia contar aqui, de alunos que encararam o desafio, arrumaram dinheiro emprestado com a família, encararam o desafio, voltaram e pagaram tudo certinho, e abriram portas enormes para um futuro brilhante.

Uma lição deve ficar dessa questão do CSF: não dá para confiar em programas de governo, para nada. Como o padrão aqui no nosso país é não ter planejamento e visão de longo prazo, tudo o que começa inesperadamente também acaba inesperadamente, sempre na incerteza. Não há segurança de andarmos por um caminho seguro sempre, essa é a verdade. Espero que esta postagem atinja os sem-CSF, que se decepcionaram com o fim do programa. Não desistam, encarem os desafios e corram atrás dos seus sonhos. Um pouco mais de esforço, mas plenamento recompensado pelos resultados, pelo amadurecimento e pelo enorme aprendizado de ficar uns tempos vivendo em outros país, absorvendo outra cultura, amadurecendo as ideias e aprendendo a pensar no futuro.

Pela minha experiência, qualidade se atinge por emergência a partir da quantidade, e não por decreto.

Links úteis: Estudar fora (obrigado Luiz Paulo); Santander Universidades – bolsas exterior;

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Belo Horizonte, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Carreira, Educação, Reflexões, ZeRaivoso
2 comentários em “CSF acabou, e agora?
  1. Só uma dica Zé, o site do Estudar For(http://www.estudarfora.org.br/) ajuda muito e da diversas indicações de bolsa. E outra indicação para quem quer mudar para o Canada é o blog do Jean, que foi seu aluno de iniciação, https://galgando.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: