Superbowl 50, 2016

Mais uma vez tenho que me assustar com o tamanho do evento Superbowl nos EUA, este ano acontecendo em Santa Clara, California, no estádio Levis’s Stadium, considerado o maior e mais moderno estádio para essa modalidade nos EUA. É a final do campeonato nacional de futebol americano, que leva zilhões de pessoas aos estádios durante toda a temporada, movimenta jornais, revistas, patrocinadores, jogadores, famílias, crianças, adultos. O evento deste ano é o Superbowl 50, sua quinquagésima ocorrência.

IMG_4939Os números são de impressionar, e alguns se referem a toda a temporada, e não apenas à final: US$5 milhões para uma inserção de comercial de 30 segundos; US$25000 o preço do troféu a ser entregue aos campeões, produzido pela Tiffany & Co; 9 milhões de libras (aprox. 4.5 milhões de quilos) de creme de abacate, ou guacamole como é conhecido por lá; 1.25 bilhões de asas de frango serão consumidas como tiragosto; 14.500 toneladas de chips de todos os tipos; 325 milhões de galões de cerveja (1 galão aprox. 3.8 litros); 1.5 milhões de trabalhadores vão alegar algum tipo de doença para faltarem ao trabalho no dia do Superbowl 50. Acho que isso aí já é suficiente para avaliarmos o tamanho de uma temporada da NFL.

Na semana que antecede o Superbowl 50, eventos relacionados acontecem a semana toda, incluindo campanhas educativas (câncer por exemplo), eventos esportivos envolvendo crianças para ativar o interesse por esportes, vejam a lista aqui.  Claro que é um evento comercial e muito forte, mas não deixa de ter seu lado social, para angariar simpatias e aumentar os números no próximo ano. Crianças e jovens serão os futuros torcedores, frequentadores dos estádios e talvez até novos jogadores, ficam de olho na sustentabilidade do negócio.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Economia, Esporte, Social

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: