Twitter, algumas dicas de uso

Estatísticas recentes sobre o uso do Twitter mostram que seu uso está em declínio, diante de concorrentes como SnapChat e outros com foco específico, como o Slack para uso corporativo, muito usado em gerência de comunicações em projetos (de software). Sou usuário do Twitter há muito tempo, desde novembro de 2008, e com o tempo, fui aprendendo a usá-lo em meu próprio benefício.

Na época eu o usava com a ideia de rede social mesmo, mensagens curtas e criação de uma rede de contatos extensa. Com o tempo o Twitter passou a ser o aplicativo preferido para notícias, que iam pipocando via os trendtopics, que fazem sucesso até hoje. Qualquer novidade, aparecia logo como trendtopic, sendo possível acompanhar a evolução do assunto pelo número de referências a ele nos tweets. Aos poucos, o Twitter foi mudando de cara, passando a ser menos rede social, e mais feed de notícias. Algum tempo depois, em 2011, o Google lançou o GoogleReader (lembram dele? muito útil e prático), que passei a usar também. Como quase tudo Google, logo foi tirado do ar em 2013, com a migração para o GooglePlus que veio com a proposta de ser um concentrador de várias aplicações de mídia social e de informações, e que vem dando cabeçada e patinando na adesão de usuários até hoje.

O Facebook já era gente grande e a migração para a plataforma foi massiva, principalmente pelos mais jovens sempre à procura de novidades, enterrando o Orkut que era o antecessor de sucesso, e também levando junto uma boa parte dos usuários do Twitter. Claro, o Facebook era e ainda é muito mais divertido como mídia social. Mas, como não é possível ser bom em tudo, o Facebook apresenta queda na difusão de notícias como noticiado aqui, sendo o Twitter considerado melhor neste quesito.

downloadE é desta forma que eu uso o Twitter já há um bom tempo. Como um bom feed de notícias, e não exatamente como mídia social. Diminuí o tamanho da rede de contatos e passei a selecionar as fontes de notícias, e fui aos poucos seguindo as que me interessam mais, fazendo sempre uma curadoria nas escolhas, eliminando algumas e incluindo outras, pelo menos uma vez por semana dou uma varrida nas listas. Uma dica interessante, eu procuro sempre seguir metade do número de seguidores que tenho, atualmente perto de 400 seguidores, e seguindo perto de 200 fontes. Isso me mantém muito seletivo com relação às fontes. O Twitter se transformou na minha fonte de notícias confiável, atualizado a cada segundo, levinho para usar no smartphone e no tablet, tudo sincronizado e fácil de usar. Uso a interface nativa do Twitter mesmo, já testei as alternativas e acabo voltando para a original, que é mais clean, mais fácil de usar, tudo bem à vista e identificável. Abro o Twitter uma vez a cada periodo do dia, manhã, tarde e noite, por não mais que 15 minutos. Vou lendo as notícias que me interessam, e passando adiante as que não interessam tanto. As mais longas, que deixo para ler em horários de maior concentração aqui no desktop ou no notebook, eu jogo para o GoogleKeep que é excelente, fácil de usar, integrado a Android e Windows, que eu espero que o Google mantenha. Tem funcionado bem assim, bem eficiente, toma pouco tempo, dá pouco trabalho. Claro, tenho outras fontes de notícias que acesso regularmente, aplicativos Android muito bons, em breve falo sobre eles aqui.

Não foi minha intenção escrever a evolução dos aplicativos de mídias sociais e seus correlatos, é bem possível que haja falhas na cronologia curta que usei acima. 

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Redes sociais, Social, Tecnologia
3 comentários em “Twitter, algumas dicas de uso
  1. daniellainacio disse:

    Republicou isso em Blog da Rosinhae comentado:
    Texto interessante sobre o Twitter. Vale a pena a leitura.

  2. Quando fiquei órfão do Google reader passei a usar o feedly. Muito bom.

Deixe uma resposta

