Viagens – dicas (2): VTM do @BB

Desde que usamos o cartão pré pré-pago VTM – Visa Travel Money emitido pelo Banco do Brasil, só temos elogios. Bem aceito, sem burocracia e muito seguro, pois dá acesso somente ao saldo disponivel nele (não dá acesso à conta bancária). Toda a movimentação e recarga via aplicativo do BB, fácil e rápido. Claro, tem que tomar os devidos cuidados que qualquer viajante tem que tomar em qualquer lugar do mindo. Sempre tem malandro de olho, esperando um descuido seu para atacar.

Talvez por ter sido programador Cobol lá nos idos de 1970, a luzinha do erro e do teste fica sempre acesa, nunca desliga. E acabei descobrindo uma furada imperdoável no processamento das transações do VTM dentro do aplicativo do BB no Android. Cheguei em casa inicio da noite, e fui verificar via aplicativo o movimento do dia e o saldo. Estava tudo certinho, e resolvi fazer uma recarga. Feita a recarga, fui de novo conferir o extrato, e ai o furo apareceu. Depois da recarga, o programa lançou toda a despesa do dia novamente, em cima da recarga. Ou seja, lançou a despesa duas vezes! 

Eu já havia percebido um erro desses anteriormente, mas não tão grave, que foi automaticamente corrigido no fechamento do dia, quando virou a data para o dia seguinte. Portanto, fiquei tranquilo e esperei o dia seguinte, e as coisas tinham se ajeitado “sozinhas”. 

Claro, tudo absurdamente inadmissivel, erro grosseiro de processamento de transações, imperdoável. E se eu tivesse que usar o cartão em seguida, no valor da recarga, o que aconteceria? Cartão sem fundos suficientes? Imaginem um turista, confiando no cartão, ter que passar por uma situação dessas, de consequências imprevisíveis?

Alguém arrisca uma explicação? Claro, eu tenho a minha, aprendi lá nos idos de 1970…

(This blogpost was written by zeluisbraga. From Jersey City, NJ)


Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Viagens, ZeRaivoso
2 comentários em “Viagens – dicas (2): VTM do @BB
  1. olimpio disse:

    muito boa explicacao

  2. Provavelmente um erro ao puxar os dados para exibição. Juvenil!😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: