Os Bórgias, a série

Depois que li o excelente livro A little history of the world, E.H.Gombrich, que recomendo demais, não percam, me baixou a curiosidade de reler partes da história mundial. Particularmente, meu interesse é pelo Renascimento, Iluminismo e Revolução Industrial, períodos da história que deixaram legados imensos para a nossa sociedade moderna, motivado pelos meus estudos em Filosofia da Ciência. Bom, comecei pelo Renascimento, um monte de excelentes referências e dificílimo escolher uma obra única. Com a enorme vantagem de a grande maioria delas já ser de domínio público, preços próximos de zero para as edições Kindle (ou outros formatos). Fui me guiando pelos comentários que achei na web e escolhi o The Civilization of the Renaissance in Italy, Jakob Burkhardt, excelente escolha, satisfez minha curiosidade em poucas páginas, tudo muito bem documentado e cheio de referências valiosas para quem quiser se aprofundar no tema. Consegui entender melhor como era a vida na Itália do Renascimento, a organização da sociedade e sua relação com o poder, o Papa Católico e seu poder absoluto tanto espiritual quanto no mundo real, a organização geopolítica da Itália com suas várias cidades-estado como Roma, Florença, Veneza, Nápoles, etc. Cada uma com seu rei, seu exército, suas regras, suas fortalezas em torno das cidades. A unificação da Itália veio muito tempo depois.

mv5bmtu1mjy1nja1mf5bml5banbnxkftztcwndu4mtg2nw-_v1_uy268_cr90182268_al_Depois dessas leituras que melhoraram muito a minha ignorância sobre o assunto, fui então assistir a Os Bórgias, uma série atualmente com três temporadas, sobre a família Bórgia, originária da Espanha (Valença) e que com as devidas mutretas e conchavos, teve Rodrigo Bórgia escolhido papa, Alexandre VI, cujo papado durou de  1492 a 1503, virada do século XV para XVI, incluindo um dos jubileus da tradição da igreja católica, o de 1500. Com os fatos históricos da leitura recente ainda na cabeça, foi fácil seguir a série toda e entender os acontecimentos e suas implicações. A série é romanceada obviamente,  mas é fiel aos fatos históricos. Pelos menos os principais acontecimentos da época estão lá registrados, tendo como personagens principais o próprio papa Alexandre VI, seu filho Cesare Bórgia e sua filha famosa na história, Lucrécia Bórgia. Tudo gira em torno dos três, a luta pelo poder, os conchavos, os assassinatos de conveniência, a formação dos exércitos, o uso do poder pelo papa, as amantes do papa, os amantes de Lucrécia e sua influência política, e a agressividade de Cesare Bórgia rumo ao poder. Aparecem outros personagens da história do Renascimento, com o famoso Niccoló Machiavelli, assessor direto do rei de Florença Lorenzo de Médici, que deixou obras valiosas para a posteridade, como por exemplo O Príncipe, inspirado em Cesare Bórgia e seus métodos em busca de poder.  Os Médici da República de Florença merecem um capítulo à parte, por seu reconhecido apoio e financiamento de artistas em Florença, considerada o berço do Renascimento, já escrevi sobre um livro que li sobre eles, vejam aqui.

Recomendo a série, sem dúvida nenhuma. Mas recomendo também que, antes, leiam alguma coisa sobre a época, na web mesmo. Não é preciso ler muito, é apenas para entender o contexto. Eu exagerei na leitura por interesse pessoal, e também por atualmente ter tempo disponível para me dedicar aos prazeres da leitura e da cultura.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Arte, Dicas, Filmes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: