Is our world a simulation? Why some scientists say it’s more likely than not | Technology | The Guardian

http://www.theguardian.com/technology/2016/oct/11/simulated-world-elon-musk-the-matrix

Este artigo me intrigou logo pelo título completamente inusitado. Lendo o artigo, mais inusitado ainda, porque são cientistas e visionários como o Elon Musk que concordam com a ideia, e ainda a discutem. 

Mas o assunto não é tão novo assim, na filosofia da ciência é recorrente. Lembrem-se de que o objetivo da filosofia é explorar assuntos de qualquer natureza,  discutindo as implicações, possibilidades, alcance, conceito e posicionamento sistêmico. E essa é uma questão que já discutimos na sala de aula: o mundo como o conhecemos existe de fato? ou é produto da nossa imaginação e cristividade? Por exemplo, o conceito cadeira é uma criacao do ser humano, cadeiras não existem no mundo real. E fomos nós seres humanos que associamos o nome ao objeto, aumentando nossa linguagem na medidade da nossa necessidade. 

Concordam que cadeiras não existem por ai na natureza? Imaginem que a humanidade seja exterminada da face da terra (humanidade também é um conceito criado pelo ser humano, humanos não existem na natureza, existem apenas as instâncias do conceito). E imagine que alguns anos depois dessa catástrofe, um membro da nossa espécie totalmente desenvolvido em laboratório, sem nunca ter tido contato com o mundo como o conhecemos, consiga sair do laboratório e comece a passear pelo mundo real. O que seria a cadeira para ele? Certamente não seria nada, como também carros, casas, prédios, etc. Conseguem abstrair o suficiente para entender o argumento?

Sendo assim,  a ideia acima de que caminhamos rapidamente para um mundo virtual, cada vez mais presente, uma matrix, não é assim tão absurdo. Se ainda não perceberam, comecem a perceber, embora ainda vivamos no mundo real. Mas essas mudanças são exponenciais, todas baseadas em informação, em bits e não em átomos, e acontecem em tempos muito curtos. Pode ser que daqui a uns xx anos, a gente não saia de casa para mais nada, nosso mundo será completamente virtual. Impossível? Nao, de jeito  nenhum, já está acontecendo. 

Para pensar! 

(from Jersey City, NJ. Using a Logitech Bluetooth Keyboard)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Filosofia, Inovação, Redes sociais, Reflexões
3 comentários em “Is our world a simulation? Why some scientists say it’s more likely than not | Technology | The Guardian
  1. daniellainacio disse:

    Uau! Esse artigo fez um “bum” na minha cabeça… Agora tenho que digerir toda essa informação… Fantástico!

  2. Paulo Sales disse:

    Ah Zé o tanto que já pensei nisso com meus amigos haha assunto muito interessante…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: