High output management

downloadO título da postagem é o mesmo do livro escrito por Andy Grove em 1983 com reedições em 1995 e 2015. Quem foi Andy Grove? Falecido em março de 2016, era o CEO da Intel, um dos responsáveis pelo sucesso da empresa e por ela se manter sempre na dianteira da concorrência, num mercado difícil e altamente competitivo. Por conta disto, escreveu posteriormente o livro Only the paranoid survive (1986), onde conta como era a sua vida de CEO da Intel, suas preocupações, suas noites sem dormir para se manterem na ponta da inovação. Admiro o autor desde que li esse livro, no final do século passado (já estamos falando de séculos!).

O High output management está na mira há um bom tempo, mas como sempre tenho uma fila grande de bons livros, tem que esperar chegar a hora certa, para o livro ser apreciado. Foi publicado a primeira vez em 1983, e seu valor tem que ser avaliado neste contexto. Se formos analisar à luz da administração e seus avanços nos dias de hoje, talvez o livro pareça ingênuo. Mas, seu grande valor está em outra mensagem: na experiência relatada pelo Andy Grove como administrador muito bem sucedido da Intel. Suas práticas, seus erros, seus incontáveis acertos, a forma de lidar com equipes. O livro é baseado em três ideias principais: 1-abordagem baseada em resultados para a administração da empresa, uma visão tomada emprestada da manufatura (que é baseada em produção e resultados); 2-os resultados de qualquer negócio devem ser perseguidos não apenas por indivíduos, mas apenas por equipes bem treinadas e bem sintonizadas com objetivos e resultados; 3-uma equipe somente será capaz de entregar resultados se o máximo de desempenho for solicitado (extraído) da equipe. (mais ou menos isso, tentei versionar ao invés de apenas traduzir, espero que entendam).

Em alguns trechos do livro, tive a impressão de que alguma referência a Scrum iria aparecer, de tanta semelhança entre o que ele relata como prática recomendável com as práticas do Scrum. Mas, claro, o Scrum é bem mais novo, em 1983 os problemas eram outros, o ciclo de desenvolvimento em cascata ainda reinava mas já perdia algum terreno para ideias mais modernas. Outro ponto importante é que processos são enfatizados o tempo todo, deixando claro que a administração baseada em processos é requisito para administração de alto desempenho. O que hoje não é mais novidade, todo livro introdutório de administração explora bem a questão.

Enfim, gostei muito do livro, e recomendaria sem susto a qualquer interessado no tema. É um curso curto em administração de alto desempenho, apropriada para os nossos tempos. Boa leitura!

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Livros, Opinião
2 comentários em “High output management
  1. Elaine Cavalcante Gomes disse:

    Zé, quanta coisa perdi na vida e, reconheço, por minha resistência ao Facebook e deixei passar a oportunidade de relacionamentos com pessoas interessantes e inteligentescomo você. Cansei de postagens de comida, ou linda!!, fotos de filhos e filhas em todas as posições (as mesmas) e outras pérolas!

    • Obrigado, Elaine. Você continua com seu ótimo humor. Eu já tinha me cansado de tudo isso muito antes, e decidi usar as redes e comunicações a meu favor.
      Vou cortando e tirando da frente a turma do atraso, e foco nas coisas interessantes. Isso muda completamente o perfil e o prazer de participar das redes.
      Afinal, via Facebook reencontrei velhos amigos, voltei à convivência de muitos outros de quem nunca mais ouvi falar. Abraço, e obrigado pela visita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: