O credo dos iniciantes (The Beginner´s Creed)

Extraído de Karl Wiegers, Software Requirements, 2nd. ed,

Declaradamente, sou admirador e seguidor da curva de aprendizagem,   função ou curva de logística da economia. Já escrevi sobre ela aqui no blog, vejam as duas postagens aqui e aqui, sem contar as referências indiretas. As duas postagens são relacionadas, a segunda é uma das muitas aulas da saudade que proferi aqui na UFV para as turmas de Ciência da Computação. Porque gosto tanto da curva de aprendizagem?  Antes de mais nada, porque é uma curva que se aplica a processos que envolvam seres humanos e o aprendizado. Aplica-se a qualquer situação de aprendizagem, quando resolvemos sair da nossa zona de conforto e iniciar o aprendizado de algo novo, que vai nos elevar de alguma maneira a um patamar acima do atual em termos de conhecimento, de vida, de bem-estar, etc. Ou seja, aplica-se a nossa vida toda, desde o nascimento. Pois voluntária ou involuntariamente, estamos aprendendo sempre, avançando sempre, mesmo sem perceber. Há vários formatos para essa curva, dependendo dos parâmetros utilizados, tempo de aprendizagem, competência inicial, etc. Essa aí do lado, do livro Software Requirements do Karl Wiegers, é a de que mais gosto.

Na sua seção The Profession of IT do journal CACM (Communications of the ACM), o prof. Peter J. Denning publicou, na edição de Julho de 2017 da CACM, um artigo com o título The Beginner´s Creed, que está também no título da postagem. O artigo é, em essência, sobre aprendizagem na vida profissional (e na pessoal também), que ocorre a vida toda. Somos sempre iniciantes, aprendizes. Transcrevo abaixo o credo todo, em inglês para não perder o significado ao tentar fazer uma versão que sempre vai ser imperfeita. A citação completa do artigo está no final da postagem. Espero que gostem como eu gostei.


Peter J. Denning:  The Beginner´s Creed. The Profession of IT (Viewpoints), CACM July 2017, vol. 60, no. 7, pp.30-31.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Carreira, Educação, Empreendedorismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: