Alinhamento estratégico entre o negócio e a TI

Alinhamento estratégico entre o negócio e a TI

José Luis Braga, Suellen Pereira Iraci (vejam citação completa no final do artigo)

Ainda é comum as organizações encontrarem dificuldades para obter os retornos esperados dos investimentos feitos em TI – Tecnologia da Informação. É também significativo o número de projetos relacionados com a TI que fracassam de alguma forma. A falta de alinhamento estratégico, que é conceituada como alinhamento entre as estratégias do negócio e as estratégias de TI, é considerada uma forte causa dos problemas apontados. Somente a partir desse alinhamento é possível planejar e implantar projetos de TI de acordo com os objetivos e metas da organização, considerando as estratégias e reais necessidades do negócio.

Obter o alinhamento entre as estratégias de TI e negócio é um trabalho árduo,  devido à existência de diferentes fatores que facilitam ou inibem o alinhamento, como por exemplo, o apoio do executivo principal do negócio em relação a TI, tamanho da organização, envolvimento da TI no planejamento estratégico do negócio e qualidade do relacionamento entre os executivos de TI e executivos da área de negócio.

Além da existência desses diversos fatores que influenciam o problema, avaliar o estado atual do nível de alinhamento não é trivial devido à sua natureza dinâmica, por isso o tema permanece um campo fértil para muitos estudos. Uma vez entendida a importância do alinhamento entre TI e negócio e a complexidade em relação aos diversos fatores relacionados, o uso de ferramentas que possibilitem a visualização sistêmica do problema, que mostrem as influências mútuas entre as principais variáveis e sua evolução com a passagem do tempo, é indispensável.  A Dinâmica de Sistemas (DS) é uma dessas ferramentas, uma vez que permite a elaboração de modelos para uma análise dos diferentes elementos que compõem um cenário, suas relações e comportamento no decorrer do tempo.

Os principais fatores que facilitam a obtenção do alinhamento estratégico são: apoio dos executivos de negócio em relação a TI, o envolvimento da TI na definição das estratégias de negócio, o conhecimento do negócio pelo gestor e equipe de TI, a parceria entre negócio e TI, a priorização adequada de projetos de TI e uma liderança eficaz do setor de Tecnologia. O compartilhamento de conhecimento sobre aspectos importantes para a organização entre os executivos de negócio e os de TI também tem enorme influência: quando é intensificado o nível de compartilhamento, um maior alinhamento também é obtido

Já os principais fatores que inibem a obtenção do alinhamento estratégico são a falta de relacionamento próximo entre os executivos de TI e negócio, ausência ou baixo apoio dos executivos de negócio em relação a TI, falhas na priorização de projetos ou no cumprimento de prazos da TI, ausência de entendimento do negócio pela TI e carências na liderança de TI representam os principais fatores que inibem o alinhamento.

O diagrama de influências, ou diagrama causal, a seguir exibe as relações entre as principais variáveis envolvidas no problema. Não é um modelo definitivo, nem pretende ser completo. Foi utilizado em simulações qualitativas sobre a questão, apontando cenários alternativos com variação dinâmica das principais variáveis envolvidas. Setas indicam relação entre as variáveis ligadas, uma na cauda e outra na ponta da seta. Um sinal + na seta, indica que as duas variáveis ligadas variam no mesmo sentido, ou seja, se a da cauda aumenta/diminui de valor, a da ponta da seta também aumenta/diminui. Um sinal – indica a relação inversa. Por exemplo, se a Taxa de Interação entre Gestores de TI e Negócio aumenta/diminui, o Conhecimento de TI pelo Gestor do Negócio também aumenta/diminui. E se o Nível de Alinhamento entre TI e o Negócio aumenta, diminuem os Problemas com as Entregas da TI.

O que pode ser retirado do grafo? Várias situações podem ser simuladas e entendidas, e recortes no grafo podem ser feitos, para permitir considerar apenas uma parte das variáveis de cada vez. Esta é uma abordagem incremental de simulação, que é uma estratégia quase que obrigatória em problemas maiores e mais complicados em termos do número de variáveis envolvidas. Das simulações qualitativas executadas usando o modelo acima como base, foram validados as principais conclusões disponíveis na literatura da área: quanto maior a interação, maior será o conhecimento de TI e seus resultados pelos executivos do negócio e, como consequência, maior será o entendimento da importância acerca da TI. Entretanto, para o sucesso dessa interação, é primordial que exista a centralização da TI, principalmente no que tange às suas decisões. Sem a centralização as decisões serão segmentadas entre os departamentos, dificultando aos executivos de negócio terem uma visão integrada da TI, complementam os mesmos autores. Mais detalhes, vejam os links na Nota abaixo.

Nota: Esta postagem foi derivada do trabalho de dissertação de minha orientada Suellen Pereira Iraci, no Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas do IETEC. O título da dissertação é Modelo para Avaliação do Nível de Alinhamento entre TI e Negócio utilizando Dinâmica de Sistemas, apresentada e aprovada em Agosto de 2017,  e está disponível ao público na base de dissertações do IETEC.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

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Publicado em Gestão de riscos, Pesquisa, Tecnologia

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