Sucesso em startups

Seria muito bom se tivéssemos a fórmula pronta para o sucesso em qualquer empreendimento, eliminando os riscos e percalços que certamente vão surgir na trajetória, da sua criação até o sucesso de mercado. Mas a realidade é dura, e os números são desanimadores. Em pesquisa rápida na web, aparecem alguns números: 74% das startups fecham em até 5 anos, e 25% fecham no primeiro ano, no Brasil. E esses números se verificam em outros países, como por exemplo nos EUA, onde as condições são muito mais favoráveis aos novos negócios, 70% das startups fecham entre o quinto e o sétimo ano de existência, apenas 30% logram ter algum sucesso. Tive um exemplo recente no Brasil com a Podcycle, uma startup que eu havia apoiado no portal de crowdfunding Catarse. O produto inovador era um veículo elétrico inteligente, e tiveram sucesso no apoio financeiro, bateram a meta estabelecida. Recebi a mensagem deles há alguns dias, dizendo que o projeto não vai ter continuidade,  problemas de incompatibilidade interna entre os sócios do empreendimento.

Segundo artigo muito atual sobre o assunto (veja referência ao final), numa lista de oito fatores que devem ser observados ao criar e gerenciar uma startup na área de desenvolvimento de software,  o fator interno à empresa mais importante se refere à sua equipe  gerencial. Para pesquisadores do  MIT (Massachussets Institute of Tecnology), se um dos membros da equipe tem formação e experiência em vendas e marketing, as chances de sucesso aumentam muito. Esse profissional enxerga o mercado e entende melhor a inserção do produto inovador em seu nicho de mercado. Normalmente, startups dominadas por uma equipe totalmente tecnológica, acabam muito mais focadas no desenvolvimento e refinamento do produto, e depois não conseguem colocar esse produto no mercado, pensar nas vendas, nos clientes, nos investidores. Não adianta ter um produto que seja o fino da tecnologia, se não houver mercado para ele. A armadilha, neste caso, é ter um produto fantástico, mas não ter comprador para ele.

Os demais fatores citados no artigo são: mercado promissor e atrativo; um produto ou serviço promissor em termos de mercado; evidências fortes de interesse de consumidores no produto; preparo técnico para vencer a barreira da credibilidade no mercado, que é um processo de aprendizagem; demonstração convincente da capacidade de crescimento e geração de lucro; flexibilidade na estratégia e na tecnologia; demonstrar potencial para alto retorno de investimentos para os possíveis investidores. Cada fator desses merece reflexão e pelo menos mais um artigo,  para início de discussão.  

Muitos dos fatores citados acima são também descritos em bons livros sobre empreendedorismo e inovação. Não são tanta novidade assim. Lembrem-se sempre de que inovação não acontece no estalo, da noite para o dia. Exige uma fase de criatividade, essencial para ter a visão e criar o produto foco, adquirir o conhecimento tecnológico, verificar viabilidade técnica. Para completar, o produto ou serviço tem que ir para o mercado e ser bem aceito, e aí caímos no choque de realidade, que é relacionado com a capacidade de realização da empresa e sua equipe. Envolve conhecimento do setor em que o produto se insere, conhecimento de mercado, perfil do cliente, análise econômica de investimentos, marketing para uma campanha de lançamento do produto, etc. O sonho tem que ir para a rua.

Artigo inspirador: Michael A. Cusumano. Technology strategy and management: evaluating a startup venture. CACM October 2013, pp-26-29. (Viewpoints)

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Carreira, Empreendedorismo, Inovação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: