Bandersnatch

Ontem assisti a Bandersnatch, novo lançamento da Netflix, na sequência do excelente Black Mirror. Acho que já comentei sobre Black Mirror aqui no blog, é uma série inglesa sobre impactos da tecnologia na vida dos cidadãos comuns. Muito bom, recomendo demais, estou esperando ansioso a quinta temporada. Antes de prosseguir, deu curiosidade de entender o que significa Bandersnatch, e ai vai extraido da Wikipedia: “A bandersnatch is a fictional creature in Lewis Carroll’s 1872 novel Through the Looking-Glass and his 1874 poem The Hunting of the Snark. … Bandersnatches have appeared in various adaptations of Carroll’s works; they have also been used in other authors’ works and in other forms of media.”

O que é que tem de diferente? O filme é interativo, quem assiste interage com o filme e em alguns pontos de decisão (binária) vai escolhendo os caminhos a serem seguidos. Isso leva o espectador a participar do filme, a gente se sente como parte da trama, e é esse mesmo o efeito desejado. Em vários pontos, a decisão leva a um caminho sem saída (dead end), e a interação permite uma volta a algum ponto anterior, para refazermos a decisão que levou ao impasse.  Não achei as decisões muito lógicas, na maioria delas decidi pelo instinto e pelo contexto do filme naquele ponto. Não há tempo para ficar pensando, as decisões devem ser tomadas em 10 segundos. Tem cara de jogo interativo, tipo um filme-jogo.

Achei sensacional, e no meu entendimento esse filme abre caminho para um mundo novo, de filmes interativos e imersivos, obrigando o espectador a entrar na história para valer. Muitas possibilidades de uso, pode ser um caminho de salvação da indústria do cinema. Lembrei-me muito do excelente A rosa púrpura do Cairo, um filme de 1985 que também recomendo.

Tem que ser assistido em um dispositivo que permita interação e que tenha a última versão do app Netflix (tablet, smartphone ou TVs de última geração).

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Ficção, Filmes, Social, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: