Utilidade pública: o cartão do SUS

É isso mesmo, cartão do SUS. Tema meio inusitado para este blog, mas eu tenho uma categoria de postagens que é “Dicas”, então vamos lá. Nas informações sobre a tão esperada e salvadora vacina contra a Covid19, está a exigência de apresentação do cartão ou carteirinha do SUS. Quando li isso a primeira vez, quando fiz meu cadastro de velhinho para entrar na fila da vacina no site da Prefeitura Municipal de Viçosa, fiquei incomodado. Eu não tenho essa carteirinha, pelo menos ela nunca esteve nas minhas mãos. Fiquei pensando se não seria a apresentação do número CNS – Cartão Nacional de Saúde suficiente, e fui investigar. Entrei nos sites oficiais, entrei no SUS, procurei carteirinha, e consta lá que podemos ter a carteirinha virtual, não necessáriamente física em plástico. Já melhorou, bastava descobrir como conseguir essa carteirinha virtual. Mais fácil que morder água, vou explicar em seguida. Mas, já adianto que esse número CNS consta do seu cartão de plano de saúde, se você tiver um. Por exemplo, no cartão do Agros, tem esse número registrado, é obrigatório.

Como é que faz para ter acesso à carteira do SUS? Se preferir usar o celular, instale o app ConecteSUS, disponível tanto para Android quando para iOS (Apple). Ou https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home se preferir entrar pelo computador ou notebook. Abra o aplicativo instalado ou entre no site acima, aparece a tela com o famoso Entrar (tela de login). Clique no botão Entrar, e vai ser direcionado para a tela de login. Se você já tiver cadastrado usuário e senha, então é só fornecê-los e entrar no sistema. Se não, você vai ter que definir a senha, criando uma conta no site gov.br, que aparece indicado no próprio app ou tela do computador. Terminada esta etapa e se a senha for aceita, pronto, você vai usar o mesmo usuário (no caso é o número do CPF) e a senha definida, e entrar no aplicativo ConecteSUS que indiquei acima. Todos os seus registros no SUS estão cadastrados ai e vão estar acessiveis, e sua carteira SUS idem, vai aparecer no pé da página, basta clicar que ela aparece inteira. E permite exportação para fora do aplicativo, pode ser impressa se preferir, etc.

No próprio site do SUS há a indicação de que não é necessário mais apresentar a carteirinha no plástico, a carteirinha virtual resolve a questão da identificação. Claro, como ela não tem foto, tem apenas nome e número CNS, você terá que apresentar um documento de identidade. Mas isso já é normal e tranquilo. Achou difícil ou complicado? Fique tranquilo, não é nada complicado, em poucos minutos estará resolvido. E você ainda leva uma vantagem: seu CPF e senha definida serão usados para acessar qualquer outro site de serviço do governo federal, vai acabar aquela zona de um login para cada site, um inferno ter que ficar anotando tudo. Ajudei?

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG) (Estou no GoodReads)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: