Klara e o sol (Kazuo Ishiguro)

Talvez o que eu mais tenha lido na vida até o momento, de maneira consistente, foi ficcção científica. Desde garoto, li muito Flash Gordon, Mandrake, Fantasma (além é claro dos gibis de western), e mais tarde H. G. Wells, Isaac Asimov, Arthur Clarke (li tudo o que estava disponível), e vários outros mais recentes. Claro, assisti Metropolis várias vezes. Por exemplo, o conto O homem bicentenário, do Asimov, eu li incontáveis vezes, usava como leitura recreativa e motivadora em minhas disciplinas de Inteligência Artificial. Vi também o filme protagonizado pelo saudoso Robin Williams, incontáveis vezes, cada vez prestando atenção em mais detalhes.

Meu doutorado, terminado em 1990 na PUC-Rio, foi essencialmente em Inteligência Artificial (no limite do que o termo alcançava na época) numa época em que as discussões e possibilidades eram mais filosóficas, prevalecendo sobre a tecnologia que era ainda muito pobre. Na época, os japoneses lançaram seu projeto The Fifth Generation Project, que balançou o mundo e botou pilha nos demais países, para prestarem mais atenção na IA e suas possibilidades futuras.

Com essa base pregressa, fiquei positivamente impressionado com o livrinho Klara e o sol (Klara and the sun), do Kazuo Ishiguro, escritor japonês de ficção, mas não ficção científica. Já tinha lido o excelente Vestígios do dia, belo livro que tem filme sobre. Na leitura, vi passarem na mente várias teses e assuntos importantes, principalmente sobre a questão do aprendizado autônomo por máquinas, que é o ponto forte do livro. E, como em O homem bicentenário, como esse aprendizado pode levar as máquinas (robôs) a desenvolverem sentimentos parecidos com os dos humanos. Levando o leitor a ter pena dos robôs no final do livro.

Foi um grande prazer ler o livro, li atentamente para aproveitar ao máximo a leitura, os cenários que imaginei, e as cenas que se desenvolveram nesses cenários. Muito bom, gostei muito, recomendo. Candidato a filme em breve!

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG) (Estou no GoodReads)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: