Feliz Ano Novo – 2024

Para a minha geração, nascida a partir da segunda guerra mundial, chamada também de babyboomers (e em extinção lenta), já estamos por aqui há muito tempo. Já vimos muita coisa boa, muita coisa ruim, e continuamos no mesmo batido, alternando bom com ruim (do nosso ponto de vista). Meu caso particular, nascido em 1951, já se foram 73 anos (completo este ano)! É muita raça de tempo passado, bem vivido no meu caso.

A cada início de um novo ano, fico procurando inspiração para escrever uma postagem (crônica), para poder trazer uma boa mensagem aqui no blog para meus escassos leitores. A inspiração sempre aparece nos momentos inesperados. É aquela história da inspiração, ela passa na nossa cara o tempo todo, mas temos que estar preparados para enxergá-la. Desta vez, veio numa newsletter que assino, muito boa e inspiradora, a Non-Obvious produzida pelo Rohit Barghava. Transcrevo o trecho a seguir, que apareceu na newsletter de 4 de janeiro de 2024: “My “resolution” today isn’t to shape a new habit or make a big pivot. Instead I want to remember to keep doing the things that are working and that bring me joy. Things like writing this email and connnecting with you.”

Falou tudo, e foi a melhor inspiração para começar 2024. De minha parte, comecei o ano com duas excelentes leituras: -Project Hail Mary (Andy Weir), ficção científica excelente e que me trouxe desafios intelectuais para ler e entender; -A livreira de Paris (Kerri Maher), sobre a famosa livraria Shakespeare and Company que marcou a vida intelectual de Paris de 1919 a 1941. Leituras marcantes, que me abriram a cortina do 2024. Os hábitos que pretendo manter: muitas leituras, escrever resenhas no GoodReads, escrever aqui no blog, meditação diária no fim da madrugada de cada dia (e no final do dia também), exercícios físicos na academia todos os dias da semana (só aposentado faz isso), viagens mesmo que curtas, manter a ligação forte com os amigos e irmãos (biológicos e de vida), muita música como sempre foi e como estou ouvindo neste momento em que escrevo, foco no presente (sempre). O restante são hábitos consequências dos acima, e que mantenho regularmente.

Não há necessidade de grandes promessas ou grandes planos de mudar demais de vida. Não dá certo, e a gente desanima. A vida é um processo que roda continuamente desde o nascimento, cheio de pontos de decisão no meio do caminho. O melhor que conseguimos fazer é nos prepararmos para os desafios de cada minuto, cada hora e cada dia. Um de cada vez, sem estresse e sem ansiedade (o novo mal do século). Lembrando que nada muda sozinho, cabe a cada um de nós direcionar o fluxo da vida que desejamos ter.

Feliz 2024, e vamos em frente!

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG(Estou no GoodReads)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Crônica, Natal e Ano Novo, Reflexões

Deixe um comentário