Apresentação

Esse blog é um canal de comunicação permanente com ex-alunos, alunos e colegas que tenham paciência para ler meus escritos, opiniões e impressões. Tecnologia, engenharia de software, aspectos éticos e sociais e temas relacionados ao empreendedorismo serão os preferenciais. O blog também está aberto a publicação de posts em parceria com eventuais colaboradores.  Obrigado por sua visita!

Prof. José Luis BragaDepartamento de InformáticaUniversidade Federal de Viçosa – 36570-000 – Viçosa – Minas Gerais – Brasil

Aposentado do Serviço Público em Fevereiro de 2013, após 37 anos de serviços. Após aposentadoria, continuei no DPI como Professor Voluntário, até se extingar a fila de 8 orientados de mestrado pendentes. A última defesa aconteceu em dezembro/2015, e me desliguei definitivamente em março/2016, como havia planejado.

José Luis Braga, MicroEmpresário, Treinamento em Informática, a partir de Julho/2013.

Creative CommonsO conteúdo deste blog está protegido segundo Licença CreativeCommons: Atribuição;Uso Não-Comercial;Compartilhamento

34 comentários em “Apresentação
  1. Antônio. disse:

    Zeluis,

    Até que enfim consegui parar para visitar o seu blog. Está ótimo.
    O Mundo é Plano vai botar lenha nesta fogueira…

    The answer is Blowing in the wind …

    Inté,
    Antônio/Wanda.

  2. Evaldo Vilela disse:

    Zeluiz, parabens pelo blog, esta muito legal, muito interessante. Gostei muito dos comentarios em Livros, quero acompanha-lo. Vou convida-lo para visitar o PEABIRUS, que achamos e estamos pensando em usar para o recem-criado, pelo Governador, Sistema Mineiro de Inovacao – SIMI, que estou incumbido de implantar.
    Abraços, Evaldo Vilela/SECTES.

  3. Guilherme Dantas disse:

    e ai Zé,
    encontrei o seu blog via Google procurando sobre assuntos anti-spam. Muito interessante os assuntos tratados.

  4. Alo, Guilherme. Esta indo devagar, o numero de leitores/dia aumentando, um grande desafio manter uma postagem por semana. Espero que você se torne um leitor regular e ajude a divulgar.

  5. Gustavo Simões disse:

    Zé,
    parabéns pelo blog. Assuntos bastante atuais.
    Aproveitando, segue uma recomendação que acho que vai gostar -> http://www.wikinomics.com/

    Abração,
    Gustavo Simões

  6. Obrigado, Gustavo. Acessei o site que você indicou, vou olhar com calma no feriado, obrigado pela referência. Abraco,

  7. Oi Ze,

    Legal pra caramba. Gostei da sessao livros. PARa fugir do seu universo, tem um livro legal sobre reprodução humana. Chama-se Sperm wars de Robin Baker. Check it out!!!

    Abracao,

    Angelo

  8. Zé, tenho duas sugestões de assunto para seus textos:
    1 – Carreira:
    Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, a cada dia vemos mais pessoas tendo mais de uma carreira ao longo de sua vida. Aliás, isto está se tornando uma tendência mundial. Como um professor da UFV vê esta tendência?
    2 – Era do conhecimento
    Gostaria de saber sua opinião sobre a Era do Conhecimento, tão alardeada recentemente. Ela seria posterior à Era da Informação, que sucedeu a Era Industrial. Ambas se diferenciam da Era do conhecimento no sentido de que esta muda a forma de as pessoas se relacionarem e evoluírem, já que os bens materiais e a informação deixam de ser tão valiosos e, o que passa a valer agora, é a forma como as pessoas utilizam estes bens e informações nos ambientes pessoal e profissional.

  9. Alo, Henrique. Anotei as ótimas sugestões, em breve comento aqui. Desde que foi lançada a revista VocêSA, que começou como um encarte da revista Exame, a idéia era “você S/A”, ou seja, que você se enxergasse como uma S/A individual, para poder encarar os desafios do novo mundo ajustando-se tanto do lado profissional quanto do lado pessoal. O desafio hoje é imenso, multiplicidade de saberes (palavra muito em moda) hoje é obrigatória… abraço, zeluis

  10. Hamilton Amantino disse:

    Ola, Zeluis! o site esta otimo, parabens! muito interessante ate piada você colocou gostei muito. um abraço.

  11. Lucas Teles disse:

    Zé Luiz,

    sou aluno do 6º período de Computação – Sistemas de Informação e fiquei sabendo do seu Blog através de uma professora que te conhece. estou trabalhando em 2 projetos com um colega de faculdade, um pra WEB e outro pra desktop. o site da web é um portal de busca, que depois posso te passar mais detalhes; o sistema desktop é um “micro-ERP” para gerenciar oficinas de carros e motos, seja mecânica ou lanternagem, eletrica, etc…

    o que o senhor vê de mercado para essas aplicações e quais as chances de crescimento aproveitando o bom momento da economia mundial e pricipalmente do Brasil por se tratar de uma país emergente?

    até mais….

  12. Olá, Lucas. Os ERP vieram para ficar, substituindo as aplicações isoladas, integrando processos e dados, e facilitando a tomada de decisões. As soluções orientadas a serviço, SOA, tendem a aumentar a utilização dos ERP, abrindo possibilidades para empresas pequenas e médias. Obrigado pela visita,

  13. Cristiane Lana disse:

    Olá, José Luiz…te encontrei por essas bandas dos blogs…adorei o seu blog cheio de assuntos pra lá de interessantes.
    Se gosta de escrever deve adorar ler…deixo ai uma sugestão é muito bom o livro, A Sabedoria da Multidos: Por que muitos são mais inteligentes que alguns e como a inteligência coletiva pode transformar os negócios, a economia, a sociedade e as nações. O autor é James Surowiecki.
    Ia sugerir um outro, mas ja vi que o Gustavo Simões o fez…muito bom também.
    Parabéns…

  14. Olá, Cristiane, obrigado pela dica, vai para a minha lista de leituras. De fato, leio muito desde garoto, geralmente leio uns três livros em paralelo, cada um em seu momento. A sugestão do Gustavo já foi assunto de postagem por aqui, e há outras na mesma linha. Obrigado pela visita, volte sempre.

  15. Tiago disse:

    Olá professor, muito interessante seu site, estou me formando neste semestre em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e o tema de minha monografia é Sustentabilidade em TI!!!!

    Sou também servidor federal e trabalho com desenvolvimento de software.

    Gostaria de sua permissão para acrescentar um tópico em meu trabalho, li todos os artigos sobre sustentabilidade do blog e também tenho ainda guardada a matéio do Link de 2006 que tratou sobre a poluição que a TI gera…, bom o tópico é só para pegar a idéia bem simples do sistema do artigo Uma visão Sistêmica, apresenta-lo.

    Estou baseando o trabalho em ações do Instituto Ethos, do Cebds, além do livro do Fernando Almeida Os desafios da Sustentabilidade: uma ruptura urgente, da Editora Campos e Os novos indicadores de Riqueza de Jean Gadrey e Florence Jany-Catrice, da editora Senac, entre outros muito bons.

    Parabén pela iniciativa, decerta inovadora em nossa área tão técnica e desapercebida as alterações do mundo!

  16. Olá, Tiago, obrigado pela visita e pelos elogios. Pode usar o material do blog sim, não há problema algum, apenas lembre-se de citar a fonte. A questão da sustentabilidade da TI é das mais desafiadoras, recomendo que voce acesse o blog do Google, eles tem várias iniciativas no rumo da sustentabilidade. Volte sempre,

  17. José Roberto Brussolo disse:

    Zé Luiz

    Boa tarde

    Gostaria de saber se há uma versão demo do BeerGame para que eu possa (antes de comprar) verificar a aplicação desse jogo em sala de aula. Tem jeito de eu entender melhor a metodologia do jogo antes de comprar? Outro ponto é (caso a plicção seja ok) como comprar a versão desse jogo em Tabuleiro.

  18. Acho que não entendi, vou responder mesmo assim. A nossa versão UFVBeerGame é free, você pode usar a vontade da forma que achar melhor. As instruções estão todas na página do sistema, o link está na postagem. Utilizando nosso jogo você vai entender toda a metodologia do jogo, o que ele ensina, etc. Não tenho certeza se você vai achar a versão em tabuleiro para comprar, o proprio grupo no MIT ja disponibilizou o jogo para ser jogado diretamente na web, não há necessidade do tabuleiro fisico. Obrigado pela visita,

  19. Tiago de Oliveira Januario disse:

    Zé Luis, Obrigado pela referência para o meu blog!

    Após criar uma conta no WordPress para conhecer um pouco mais, fiquei maravilhado com a quantidade de recurso que eu estava deixando de usar com o Blogspot. Eu tinha uma dor de cabeça imensa pra conseguir fazer várias coisas , e no WordPress é só apertar um botão.

    Agora que descobri que posso importar todos as postagens de qualquer blog só com um comando, vou abandonar o blog antigo, que também era muito mais feio que o novo🙂

    Abraços
    tiagojanuario.wordpress.com

  20. Quirino Jung disse:

    Olá, Professor. Tomei a liberdade de linkar o seu blog no Descubrame. Espero que aprove. Abraço. Quirino

  21. Valderez de Oliveira Pereira disse:

    Prof. José Luis, sou educadora, exercendo a função de coordenadora pedagógica do curso fundamental, gostaria de poder fazer um curso empreendedorismo para passar para adolescentes. Por obséquio me dê informações a respeito. Muito obrigada, Valderez

  22. Valderez de Oliveira Pereira disse:

    Prof. José Luis, como posso me comunicar com o senhor via telefone?

  23. Rafael Ramos disse:

    José Luis,

    Não sou ex-aluno, mas conheci seu blog nessas andanças pela Internet. Espero acompanhar seus posts futuros para trocarmos algumas idéias sobre tecnologia em geral.

    Aproveito e deixo um convite para conhecer o meu blog Conhecimento e TI (http://www.conhecimentoeti.com)

    Um abraço.

  24. Alexandre Veloso disse:

    Olá professor !

    Suas postagens recentes sobre métodos ágeis e sua importância em software embarcado é muito interessante. Fico muito feliz de ter encontrado o seu blog em uma pesquisa no google.

    Grande e saudoso abraço de seu aluno da turma de 89.

  25. Olá Zé Luis, tudo bem?

    Sou diretora de redação da revista TIdigital (www.revistatidigital.com.br) e, para a edição de janeiro de 2010, estou escrevendo uma matéria sobre Engenharia Web. Gostaria de saber se você aceita ser uma das fontes, dando sua opinião, em um texto de 1.600 a 2.100 caracteres com espaços, sobre a questão levantada no texto. Caso aceite, entre em contato pelo e-mail flavia.freire@arteccom.com.br para que eu te dê mais detalhes.

    Muito obrigada.

    Att.,

    Flávia.

  26. Luiz Antonio Bibiano Siqueira disse:

    Caro Zé Luis,

    Parabéns pelo seu blog! Além de abordar sua especialidade profissional, acredito que com muita competência, pois conheço o seu passado na PUC-MG, lá nos longínquos anos 70, contém uma diversidade enorme de assuntos super interessantes. Gostei muito e serei um visitante assíduo.
    Um grande abraço,

    Siqueira

  27. Grande Zé Luiz.
    Gostei muito do seu blog.
    Quando estive aí no “cuecão” (…) eu li na porta da sua sala a palavra Ontologias. Aí eu pensei: será que o DPI virou Departamento de Filosofia?
    Tempos depois descobri que Ontologia não era só a busca da definição do ser…
    É um ramo da lógica. É uma grande ferramenta para a Web Semântica. Achei muito interessante.
    Terminando, um abraço a todos aí no DPI.

  28. Ana Paula disse:

    Olá, estava lendo o seu blog e achei muito legal =D
    por acaso você ainda esta morando na Irlanda? se sim e puder me responder por email.

    Obrigada,
    Ana Paula

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: