Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow…

Gabrielle Zevin. Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow: a novel. Random House, 2022 (NYT Best Seller)

Fascinante, do começo ao fim. É um romance, um entrelace de amor ambientado nos tempos atuais, amores mais modernos. É também sobre videogames, processo criativo, de onde vêm as ideias e os personagens principais, ambiente do jogo, morte, ressuscitação com volta ao começo do jogo. É também transcendental e metaverso, o romance se mistura com videogames de maneira inteligente, faz o leitor ser transportado para o jogo. É também uma história de gestão de empresas, embora de maneira bem superficial. É longo, mas envolvente, bem escrito e estruturado.

Bateu na minha cabeça o porque do título: Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow. A autora dá a dica em algum ponto do livro. Vem de um solilóquio ou monólogo na peça Macbeth de Shakespeare, fala do rei, quando recebe a notícia da morte da rainha. O trecho é lindo, como de resto o restante da obra Macbeth (Hamlet etc. também), transcrevo a tradução: “Ela teria de morrer, mais cedo ou mais tarde. Morta. Mais tarde haveria um tempo para essa palavra. Amanhã, e amanhã, e ainda outro amanhã arrastam-se nessa passada trivial do dia para a noite, da noite para o dia, até a última sílaba do registro dos tempos. E todos os nossos ontens não fizeram mais que iluminar para os tolos o caminho que leva ao pó da morte. Apaga-te, apaga-te, chama breve! A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco – faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado.” ― William Shakespeare, Macbeth (extraído de Quotes, na página dedicada a Shakespeare no GoodReads, https://www.goodreads.com/author/show/947.William_Shakespeare)

Agora, o grande mistério: qual a relação entre o solilóquio e o livro, e os videogames? Está lá no livro, bem claro, não vou introduzir spoiler, melhor lerem o livro e se encantarem com ele.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG(Estou no GoodReads)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Ficção, Livros

Deixe um comentário