Febeapá…

Terminei há duas semanas a leitura do excelente livro Os sabiás da crônica, uma antologia organizada por Augusto Massi. Excelente, já deixo aqui uma boa dica de leitura. Como não poderia deixar de ser, Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta e autor da série de livros Febeapá, muito lidos, citados, elogiados, engraçados, é um dos cronistas abordados. Lendo e relendo as crônicas do Sérgio Porto, fui reler o volume do Febeapá que temos aqui em casa, o Febeapá 3, terceiro da série.

O nome completo da série é Febeapá: festival de besteiras que assola o país (o que eu reli é o terceiro livro da série, publicado em 1976). Como é característica das crônicas, fatos e ocorrências diários, da política, da vida social são descritos em textos curtos, com a visão do autor. O interessante é a atualidade de algumas delas, incrível como as coisas se repetem em maior ou menor grau. Um caso engraçado relatado no início do livro ilustra o estilo, PREVIDÊNCIA E PREVISÃO O Instituto Nacional de Previdência Social entra de sola no volume 3 do Festival de Besteira que assola o país. Isto porque baixou uma circular prevendo o seguinte: se o senhor é segurado do INPS, não tem certidão de casamento, mas necessita de maternidade para sua mulher ter filho, terá que fazer o pedido com 300 dias de antecedência, conforme o regulamento previdênciário. Mas como o período de gestação é de apenas 270 dias – o que dá nove meses – o senhor deve dar uma passadinha lá no INPS 30 dias antes de pensar em fazer qualquer coisa.” (Febeapá 3, Editora Civilização Brasileira, 4.ed., 1976, página 7).

O mais engraçado é que uma boa parte das crônicas se aplicam totalmente aos nossos dias atuais. São casos e histórias que vêm e vão, com regularidade e obedecendo a um ciclo fora de nosso controle. Vira e mexe, uma besteira reaparece para assombrar nosso país. Uma leitura boa para a memória e para nos deixar vacinados sobre o besteirol que continua assolando nosso mundo (não apenas nosso país).

Augusto Massi. Os sabiás da crônica (antologia). Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2021

Stanislaw Ponte Preta. Febeapá 3: 3o. festival de besteiras que assola o país. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1976

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG(Estou no GoodReads)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Crônica, Dicas, Livros

Deixe um comentário