Portugal – Ep01

Acabei me esquecendo de escrever aqui sobre nossa recente viagem a Portugal, em abril de 2022. Ainda está em tempo, detalhes ainda frescos na cabeça. Essa ai é uma foto da Praça do Comércio em Lisboa, mostrando o famoso Arco da Rua Augusta. Uma região preferida por turistas, muito bonita e cheia de atrações, fica na margem do rio Tejo.

Começando do começo, viajamos (total sete pessoas), dos EUA para Lisboa diretamente. Cinco horas de fuso horário, Lisboa mais tarde que Newark-NJ (partimos do Liberty Airport, em Newark). O primeiro impacto na chegada: a fila imensa e interminável no aeroporto de Lisboa, tremenda desorganização. Mais tarde fomos saber que é regularmente assim, no mínimo duas horas para conseguir passar pelos agentes da imigração e ir buscar as malas. A fila começou quando saímos do avião e entramos no corredor de saída do aeroporto. Fila a perder de vista, com uns três metros de largura, só engrossando com o pessoal de outros vôos chegando e entrando pelo meio da fila. Desesperante. Depois de muito tempo e muita raiva, conseguimos chegar na fila da imigração propriamente dita. Outra fila descomunal, mas pelo menos fila normal um-a-um. Calculamos umas 1000 pessoas nessa fila. No total, gastamos umas quatro horas desde a chegada do vôo, até pegarmos as malas (eu acho que foi mais que isso). É de endoidar!

Enfim, chegamos no hotel, tomamos posse dos quartos, e fomos para a rua conhecer o centro de Lisboa. Surpresa agradável, tudo bem cuidado, cidade bonita, pitoresca. Ficamos perto da Avenida da Liberdade, ponto central de Lisboa, fica perto de tudo interessante. Exploramos Lisboa por dois dias, gostei demais, espero ter a oportunidade de voltar e ficar por lá mais tempo, para explorar os botecos e restaurantes com menos pressão de tempo. Fomos a Belém, claro que sim! Muito perto, também aprazível, e experimentamos os famosos pastéis de Belém na fonte. Deliciosos, apesar de eu não ser chegado a doces.

De Lisboa, seguimos de van alugada para a cidade de Porto, com uma parada longa em Fátima. Fomos conhecer o santuário, a igreja, tudo muito bem cuidado, muitos turistas, e com um enorme peso espiritual, causa um grande impacto nos visitantes que têm alguma fé. Meio da tarde seguimos para o Porto, direto para o hotel. Chovendo, e fazendo frio. Chuva fina, nada que incomode turistas. Porto é uma cidade linda, muito lotada de turistas, muita história para ver de perto e entender melhor. Claro, muitos restaurantes, muitos botecos, e muita loja com pastéis de nata. O “outro lado” do rio Douro, Gaia, é fantástico. Dá para passar dias por lá, só na vagabundagem, visitando vinícolas, tomando bom vinho e comendo boa comida. Não vou nem recomendar, porque é um passeio obrigatório para quem vai a Porto.

Dois dias depois, seguimos para Braga, cidade de meus antepassados, de onde veio meu bisavô português diretamente para a região de Visconde do Rio Branco – MG. Não só por questões familiares, adoramos a cidade de Braga. É outra região que exige outra viagem com mais tempo, é muito linda, fácil de explorar, e muito presa a tradições religiosas. Chegamos lá numa quinta-feira santa, a cidade já estava cheia de turistas por causa da semana santa. Pudemos ver as comemorações da sexta-feira da Paixão ao vivo, procissão durante o dia, e uma linda procissão artística, teatral, à noite. Fantástico, de encher o coração. Queremos voltar a Braga e ficar mais tempo, para explorar a região, conhecer Guimarães que é muito elogiada.

Uma dica para quem quer conhecer Braga com visita guiada. Encontramos lá com um casal de brasileiros, Amílcar e Silvana, que fazem doutorado na universidade, e criaram um canal no Instagram, pesporbraga (Pés por Braga), que eu recomendo seguirem se tiverem interesse. Eles oferecem o serviço de guia para conhecer a região. No canal, muitos vídeos sobre Braga e a região linda.

Terminando, foi uma viagem de dez dias, agradabilissima. Andamos muito, conhecemos muito, tudo fácil e reto. As estradas são boas, a orientação é fácil com ajuda do Google Maps, e com a direção segura do Vinicius que, para minha sorte e alegria, gosta de dirigir. Ficou faltando tempo para irmos mais ao Norte de Braga, chegando até Santiago de Compostela, fica muito perto. Já marcado para a próxima viagem a Portugal. Apesar do aeroporto e da péssima impressão na chegada, gostamos demais de Portugal.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (from Viçosa, MG(Estou no GoodReads)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Viagem
Um comentário em “Portugal – Ep01
  1. Oi, Zé, que legal esse post.
    Minha família está iniciando o processo para obtenção da cidadania portuguesa, pois meu bisavô era português. É um processo demorado, cerca de 2 anos para que minha mãe consiga a cidadania, e depois ainda tenho um caminho pela frente para a obtenção da minha. Tomara que eu consiga.
    Ainda não conheço Portugal, mas sonho em conhecer e, quem sabe um dia, num futuro distante, eu possa morar nesse país que parece ser encantador.
    Abraços procês!

Deixe um comentário